Lançamento - 1979 - o ano que ressignificou a MPB

Parte dos autores de “1979 – o ano que ressignificou a MPB”, presentes na noite de autógrafos no Rio

Após o período de financiamento coletivo e vendas pelo Catarse, “1979 – o ano que ressignificou a MPB” (Garota FM Books) chegou às livrarias. E, como o grande livro que é, merecia um evento à altura de suas 576 páginas e seus 100 autores. Ou melhor: três.

O primeiro deles – a noite de autógrafos na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, em 16 de setembro – foi, acima de tudo, um momento de encontros – e reencontros – presenciais. Depois de um longo inverno chamado pandemia (que, vale lembrar, ainda não acabou), finalmente os autores puderam se abraçar, receber os amigos e, em alguns casos, se conhecer pessoalmente, após tanto tempo se relacionando basicamente de forma virtual.

O segundo encontro aconteceu no sábado, dia 17/09, na Livraria da Travessa de Niterói, com a presença de 14 autores em um bate-papo sobre os álbuns e artistas resenhados no livro, organizado pelo Jornalista Célio Albuquerque e editado pela Jornalista Chris Fuscaldo.

Já o terceiro acontece amanhã, dia 23 de setembro, em São Paulo, na Livraria da Travessa de Pinheiros às sete da noite, com a presença confirmada de vários autores da obra.

Sucessor de “1973 – o ano que reinventou a MPB”, lançado em 2014, esta continuação reúne histórias de 100 LP’s lançados em 1979, traçando um perfil dos caminhos que a música popular brasileira tomou a partir da anistia política, da revolução feminina e de tantos outros eventos emblemáticos para a cultura do país.

P.S.: Este Jornalista que vos escreve colaborou para a obra, recuperando histórias sobre “Nascente”, o primeiro LP da cantora Joanna.

Veja mais fotos dos eventos que aconteceram no Rio e em Niterói:

Célio Albuquerque e Chris Fuscaldo

Célio Albuquerque e Chris Fuscaldo

Nair de Cândia, Crikka Amorim, Jaime Alem e Fábio Vizzoni

Ricardo Schott, Leandro Souto Maior, Beto Feitosa, Mauro Ferreira e Chris Fuscaldo

Antônio Adolfo, Chris Fuscaldo e José Emílio Rondeau

Carlos Eduardo Lima, Chris Fuscaldo, Célio Albuquerque, Ricardo Schott e Paulo César Figueiredo

Ricardo Pugialli, Marcos Sabino, Beto Feitosa, Klaudia Alvarez e Fábio Vizzoni

Beto Feitosa, Klaudia Alvarez, Fábio Vizzoni, Lucas Vieira, Carlos Eduardo Lima e Chris Fuscaldo

O encontro dos autores em Niterói

Compre o livro diretamente no site da Livraria da Travessa.

Leia também: Live @garotafm: As mulheres na MPB em 1979